O funcionário é seu primeiro cliente

Os funcionários são imprescindíveis para o sucesso de qualquer empresa. São eles que movimentam a organização e, em diversos setores, são a personificação da empresa perante seus clientes.

Uma marca de sucesso tem que se conectar com seus colaboradores e fazê-los se conectarem com a marca. A primeira imagem que um cliente tem de uma empresa é formada pelas interações que ele tem com os funcionários, por exemplo, o cliente chega em uma “empresa a”, onde seus funcionários demonstram conhecimento e compreensão de todos os serviços oferecidos, enquanto na “empresa b” há dificuldades em passar a informação, demonstrando que não estão totalmente por dentro dos assuntos da companhia. O cliente irá escolher o que teve melhor impressão, graças à interação com os funcionários, que passaram uma imagem de profissionalismo maior.

Além de manter os funcionários atualizados com todas as novidades e serviços da empresa, é preciso que ele também utilize dos serviços ou produtos da companhia que trabalham. Muitos consumidores ao verem um funcionário de determinada empresa utilizando produtos/serviços de concorrentes, ficam desconfiados. É essencial uma política de incentivo para os funcionários comprarem seu produto.

Em uma ação da Fiat Itália, funcionários que não possuíam carros da montadora, tiveram seus veículos embrulhados com o desenho de um coração partido e um cartaz que dizia “Ver-te com uma outra me despedaçou o coração, mas ainda assim continuo a pensar em ti”. Para completar a ação, dois atores apareciam para dar ao funcionário um desconto de 26% nos carros Fiat.

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Praticar o endomarketing é essencial no mercado atual, interligando a empresa, o produto, o cliente e o empregado. É preciso, antes de vender aos consumidores, convencer os funcionários a comprar, tornando-o um aliado no negócio, fazendo-o representar a imagem que a companhia quer criar na mente de seus consumidores.

(FONTE:  Administradores, Marketing de Serviço – 6ª edição)

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Como as marcas aproveitaram a Copa 2014

Saber aproveitar oportunidades é algo muito vantajoso para as marcas. Com o fim da Copa do Mundo FIFA 2014, o balanço das ações feitas nesse mês foi positivo para as empresas, até mesmo as que não eram patrocinadoras oficiais.

A publicidade nessa Copa ultrapassou os recordes de investimento no país, sendo comparada ao Super Bowl norte-americano. Estima-se que grandes marcas tenham investido US$ 2 milhões em cada dia de jogo.

No estudo feito pela empresa inglesa Unruly Media, constatou-se que grande parte das ações publicitárias relacionadas ao evento que se tornaram virais na internet, principalmente nas redes sociais, são de marcas não-patrocinadoras.

Os usuários utilizaram muito as redes sociais para comentarem sobre as partidas e até recordes foram batidos, como na partida Brasil e Alemanha que foi o jogo mais tuitado da história do microblog, com 35,6 milhões de tweets.

Por isso, manter um contato direto com o público durante toda a Copa 2014 foi tática de muitas das empresas nesse último mês. Sabendo lidar até mesmo com as derrotas, as marcas souberam como se manifestar durante o evento, principalmente no jogo com a Alemanha, na pior derrota do Brasil.

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A Coca-Cola, patrocinadora oficial, utilizou-se do Twitter para lamentar a derrota e mostrar o sentimento que os brasileiros estavam, de nó na garganta.

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A Hyundai, também oficial, consolou o público brasileiro mostrando que dor é temporária, mas a paixão não.

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A Sadia, patrocinadora da Seleção Brasileira, fez a campanha #Joga pra Mim (https://www.youtube.com/watch?v=9NPMkhwfvDY), porém, com a derrota, o vídeo que trazia crianças que nunca viram o Brasil ser campeão, virou piada na internet, com diversas paródias. No dia seguinte da goleada, a marca mudou sua campanha para #Tamo Juntinho (https://www.youtube.com/watch?v=UmCiMLL5JSs), também utilizando-se das crianças, mas usando uma abordagem diferente, mostrando como foi a experiência da primeira Copa.

Mas não só na derrota que as marcas souberam aproveitar a Copa 2014. A Adidas aproveitou que ambas as seleções na final tinham seus materiais esportivos fornecidos por ela, e lançou um anúncio especial para a decisão de ontem, falando sobre os mais variados sentimentos que uma final mundial proporciona.

adidas

(https://www.youtube.com/watch?v=yk59B0lsZZ8)

 

A Copa foi um cenário ideal para as marcas nesses últimos meses. Com ações espontâneas e rápidas para qualquer resultado inesperado, elas souberam aproveitar as oportunidades e os olhos do mundo todo no Brasil, mantendo um relacionamento com seus clientes a todo o momento e quebrando recordes em ações publicitárias e nas redes sociais.

 

(FONTES: UOL Economia, Adnews, Twitter e Youtube)

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Deu zebra!

Você acha que em time que está ganhando não se mexe? Acredita que tem uma seleção campeã e que nada nem ninguém pode detê-la?

Cuidado!

Neste Mundial vimos que as seleções ditas preferidas e com os maiores craques já foram eliminadas, como é o caso de Itália, Espanha, e a pátria de Cristiano Ronaldo, dono do título de melhor jogador do mundo do ano passado.

Não só de títulos antigos e de craques individuais se faz o sucesso de uma empresa.

Muitas corporações acreditam que são inabaláveis pelo lugar de sucesso que já ocupam, e não investem em setores vistos como “menos importantes” por alguns empresários: a Comunicação.

Estar presente nas redes sociais muitas vezes não é o suficiente, as empresas não possuem pessoas capacitadas para lidar com a comunicação externa e interna, e assim acabam por ver os bons resultados diminuírem.

Comunicar é essencial para ser lembrado e assim estar presente na vida dos seus consumidores. Para comunicar da maneira mais eficiente, aposte nos serviços de uma boa agência de comunicação.

 

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Como funciona o Google AdWords?

O Google Adwords é uma ferramenta da gigante marca que tem como objetivo patrocinar links. Criado nos anos 2000, esse sistema permite ao anunciante aparecer em destaque nas pesquisas na página do Google ou em sites parceiros. Através de uma combinação de boas palavras-chave, os anúncios do AdWords aparecerão na hora certa e para o público certo, mas sem interferir na busca gratuita do site.

Essa ferramenta divide-se em dois tipos: a Rede de Pesquisa e a Rede de Display. A de Pesquisa é aquela que aparece os anúncios na própria página do Google, mostrando resultados baseado no que o usuário está procurando. Para isso é necessário saber escolher as palavras-chave, para o anúncio não acabar aparecendo para os alvos errados, além de saber chamar a atenção do usuário impactado, escrevendo um anúncio interessante em poucos caracteres.

Já a Rede de Display é fora da pesquisa do Google, é quando o anúncio aparece em sites, portais, aplicativos parceiros da empresa. Esse tipo de anúncio trabalha com segmentação contextual, colocando o anúncio em lugares que tem relação com ele. Diferente da Rede de Pesquisa, que impacta o usuário quando ele está procurando sobre o assunto, a Rede de Display o impacta quando ele está fazendo outra coisa, gerando um desejo potencial ou real nele.

Os anúncios aparecem por meio de um leilão feito pelo sistema Google. Esse leilão irá filtrar os anúncios mais relevantes, e os ganhadores irão aparecer para o usuário. O anunciante é quem escolhe a melhor estratégia de lance para participar dos leilões, podendo focar em cliques (para gerar tráfego para o seu website), impressões (número de vezes que o anúncio é exibido, para quem quer gerar reconhecimento de marca) e conversões (quando a pessoa realiza alguma ação específica em seu website, como fechar uma compra, depois que clicou no anúncio).

O sistema de links patrocinados tem muitas vantagens. Primeiramente é a boa segmentação que ele possui, aparecendo no momento certo ou para consumidores em potencial que possam a vir se interessar pelo anúncio. O AdWords também permite uma mensuração real da campanha, tendo os resultados certos de quantos consumidores foram impactados pelo anúncio, além se ser uma ferramenta rápida e de ter um controle da mensagem passada.

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Os benefícios da assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa visa manter um bom relacionamento com os veículos de comunicação para ampliar a presença a favor da marca. Através de envio de press-releases e propostas de pautas para os jornalistas, esse trabalho resulta em mídia espontânea, ou seja, um espaço em veículos de comunicação sem a necessidade de comprá-los.

O mercado atual é muito competitivo, manter-se a frente dos concorrentes é essencial. O trabalho do assessor é trazer para seu cliente o maior número de publicações possíveis, fazer o produto/serviço ser conhecido pelo seu target, gerando mais credibilidade para a marca e apoiando a suas ações publicitárias e mídias sociais.

Os benefícios em se contratar uma assessoria de imprensa são muitos. Destaca-se o espaço gratuito nos meios, o que acaba por fortalecer a imagem da empresa, e a oportunidade de apresentar o produto/serviço para consumidores em potencial, gerando um possível aumento de vendas.

Um assessor de imprensa eficaz, primeiramente, conhece muito bem seu cliente e seu mercado, sabendo construir pautas e releases interessantes que possam colocá-los em destaque. Um bom relacionamento com jornalistas também é essencial para que ele possa procurar o assessor como fonte para determinadas matérias onde o cliente se encaixe.

O trabalho da assessoria é gerar visibilidade para marca, através de um planejamento elaborado de acordo com as necessidades da organização e com as mudanças do mercado, aproveitando oportunidades para conquistar espaços em grandes mídias, locais e nacionais.

 

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A importância do bom uso das redes sociais para o sucesso das empresas

As mídias sociais fazem parte da rotina da maioria da população consumidora. É fundamental que, atualmente, uma empresa marque presença online. Seja através do Facebook, Twitter, Blog ou mantendo o próprio site sempre atualizado. Mesmo que sua empresa não tenha um perfil para estar presente nas redes sociais, é preciso monitorar o que o público pode vir a falar sobre a sua empresa e sobre os seus concorrentes. 
Se a sua empresa não tem perfil para estar nas redes sociais, não subestime a importância de um bom layout e conteúdo interessante e atualizado para o site. O seu potencial cliente pode estar nesse momento na sua página, e se ele não gostar da primeira impressão, dificilmente voltará a visitar a página e fechar negócio. 
Para ter sucesso com a linguagem e o conteúdo online que deve ser divulgado, seguem algumas sugestões:
- Planejar: tenha um plano de mídia definido, saiba a frequência dos posts e os temas abordados. É importante possuir um calendário e um direcionamento editorial; 
- Transparência: utilize o mesmo discurso em todos os canais de comunicação, alinhado à estratégia de negócios e comunicação corporativa. Vale para os momentos de crise também. É preciso lembrar de que, potenciais clientes e formadores de opinião visitarão sua página.
- Seu público é único: Não se deve trabalhar nas mídias sociais pensando unicamente no seu cliente. Mantenha o foco também no colaborador, que certamente seguirá os seus canais e espera ter informações relevantes sobre a empresa. Nesse caso, invista na intranet, para manter a interação com os colaboradores. 
- Analise seu cliente: Esteja preparado para responder dúvidas, reclamações e atender quaisquer solicitações pelas redes. O ideal é manter uma equipe que controle estes canais, que ficará responsável pelas atualizações de conteúdo, interação com clientes e imprensa e gerenciamento de possíveis crises.

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Bem-vindo ao blog da Textos&Cia

Com o objetivo de gerar os melhores resultados, a Textos & Cia é focada em assessoria de comunicação, pois, contamos com profissionais de todas as áreas desse meio – Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Através de um estudo sobre a empresa e o cenário atual, traçamos os melhores caminhos para obter um melhor relacionamento com a mídia e o público alvo.

 

 

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