Como as marcas aproveitaram a Copa 2014

Saber aproveitar oportunidades é algo muito vantajoso para as marcas. Com o fim da Copa do Mundo FIFA 2014, o balanço das ações feitas nesse mês foi positivo para as empresas, até mesmo as que não eram patrocinadoras oficiais.

A publicidade nessa Copa ultrapassou os recordes de investimento no país, sendo comparada ao Super Bowl norte-americano. Estima-se que grandes marcas tenham investido US$ 2 milhões em cada dia de jogo.

No estudo feito pela empresa inglesa Unruly Media, constatou-se que grande parte das ações publicitárias relacionadas ao evento que se tornaram virais na internet, principalmente nas redes sociais, são de marcas não-patrocinadoras.

Os usuários utilizaram muito as redes sociais para comentarem sobre as partidas e até recordes foram batidos, como na partida Brasil e Alemanha que foi o jogo mais tuitado da história do microblog, com 35,6 milhões de tweets.

Por isso, manter um contato direto com o público durante toda a Copa 2014 foi tática de muitas das empresas nesse último mês. Sabendo lidar até mesmo com as derrotas, as marcas souberam como se manifestar durante o evento, principalmente no jogo com a Alemanha, na pior derrota do Brasil.

coca

A Coca-Cola, patrocinadora oficial, utilizou-se do Twitter para lamentar a derrota e mostrar o sentimento que os brasileiros estavam, de nó na garganta.

hyundai

A Hyundai, também oficial, consolou o público brasileiro mostrando que dor é temporária, mas a paixão não.

sadia

A Sadia, patrocinadora da Seleção Brasileira, fez a campanha #Joga pra Mim (https://www.youtube.com/watch?v=9NPMkhwfvDY), porém, com a derrota, o vídeo que trazia crianças que nunca viram o Brasil ser campeão, virou piada na internet, com diversas paródias. No dia seguinte da goleada, a marca mudou sua campanha para #Tamo Juntinho (https://www.youtube.com/watch?v=UmCiMLL5JSs), também utilizando-se das crianças, mas usando uma abordagem diferente, mostrando como foi a experiência da primeira Copa.

Mas não só na derrota que as marcas souberam aproveitar a Copa 2014. A Adidas aproveitou que ambas as seleções na final tinham seus materiais esportivos fornecidos por ela, e lançou um anúncio especial para a decisão de ontem, falando sobre os mais variados sentimentos que uma final mundial proporciona.

adidas

(https://www.youtube.com/watch?v=yk59B0lsZZ8)

 

A Copa foi um cenário ideal para as marcas nesses últimos meses. Com ações espontâneas e rápidas para qualquer resultado inesperado, elas souberam aproveitar as oportunidades e os olhos do mundo todo no Brasil, mantendo um relacionamento com seus clientes a todo o momento e quebrando recordes em ações publicitárias e nas redes sociais.

 

(FONTES: UOL Economia, Adnews, Twitter e Youtube)

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