O funcionário é seu primeiro cliente

Os funcionários são imprescindíveis para o sucesso de qualquer empresa. São eles que movimentam a organização e, em diversos setores, são a personificação da empresa perante seus clientes.

Uma marca de sucesso tem que se conectar com seus colaboradores e fazê-los se conectarem com a marca. A primeira imagem que um cliente tem de uma empresa é formada pelas interações que ele tem com os funcionários, por exemplo, o cliente chega em uma “empresa a”, onde seus funcionários demonstram conhecimento e compreensão de todos os serviços oferecidos, enquanto na “empresa b” há dificuldades em passar a informação, demonstrando que não estão totalmente por dentro dos assuntos da companhia. O cliente irá escolher o que teve melhor impressão, graças à interação com os funcionários, que passaram uma imagem de profissionalismo maior.

Além de manter os funcionários atualizados com todas as novidades e serviços da empresa, é preciso que ele também utilize dos serviços ou produtos da companhia que trabalham. Muitos consumidores ao verem um funcionário de determinada empresa utilizando produtos/serviços de concorrentes, ficam desconfiados. É essencial uma política de incentivo para os funcionários comprarem seu produto.

Em uma ação da Fiat Itália, funcionários que não possuíam carros da montadora, tiveram seus veículos embrulhados com o desenho de um coração partido e um cartaz que dizia “Ver-te com uma outra me despedaçou o coração, mas ainda assim continuo a pensar em ti”. Para completar a ação, dois atores apareciam para dar ao funcionário um desconto de 26% nos carros Fiat.

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Praticar o endomarketing é essencial no mercado atual, interligando a empresa, o produto, o cliente e o empregado. É preciso, antes de vender aos consumidores, convencer os funcionários a comprar, tornando-o um aliado no negócio, fazendo-o representar a imagem que a companhia quer criar na mente de seus consumidores.

(FONTE:  Administradores, Marketing de Serviço – 6ª edição)

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